Foto: Embrapa (Divulgação)
Em Santiago, técnica usada é diferente, mas objetivo é o mesmo
Um projeto pioneiro desenvolvido por técnicos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Jaguari vem ganhando destaque na Região Central. Denominado Compostação, o projeto visa à transformação de matéria orgânica em adubo, por meio da vermicompostagem, técnica que utiliza minhocas. A iniciativa é do engenheiro agrônomo Mateus Wanderer, da bióloga Amanda Ribas de Aguiar e da fiscal ambiental Elisangela Bolzan.
Festival com música, cinema e food trucks vai até domingo em Caçapava do Sul
Recentemente, o projeto foi de tema de uma capacitação no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), campus de Jaguari. O evento, em parceria com a Emater e o IFFar, teve como objetivo incentivar a prática da compostagem em residências da área urbana, escolas, órgãos públicos e propriedades rurais.
Para incentivar a prática da compostagem no município, a equipe técnica da Secretaria de Agricultura instalou uma composteira na Praça Gilson Carlos Reginato, onde está localizado o Centro Administrativo Municipal. Na composteira, os técnicos fazem demonstração da técnica da vermicompostagem.
Na demonstração, eles também abordam a produção e a manutenção de minhocários e a utilização do abudo em hortifrútis, mudas e canteiros.